top of page
Foto do escritorcontato57365

Construindo o conhecimento: Como o construcionismo de Seymour Papert pode melhorar a educação?

Atualizado: 19 de jan. de 2023


O construcionismo é uma teoria educacional desenvolvida por Seymour Papert, um matemático e educador americano. A teoria defende que as pessoas aprendem melhor quando constroem seu próprio conhecimento através de sua própria experiência, ao invés de simplesmente receberem informações prontas. Segundo Papert, o construcionismo se baseia em três princípios fundamentais: a aprendizagem é uma construção ativa, o conhecimento é construído através da ação e a aprendizagem é mais significativa quando está relacionada à vida real. O primeiro princípio, a aprendizagem é uma construção ativa, significa que as pessoas aprendem melhor quando estão envolvidas diretamente no processo de aprendizagem, ao invés de simplesmente ouvir ou ler informações. Isso é conseguido através de atividades práticas e projetos interdisciplinares, onde os alunos podem aplicar o conhecimento adquirido em diferentes disciplinas para resolver problemas reais. O segundo princípio, o conhecimento é construído através da ação, significa que as pessoas aprendem melhor quando estão envolvidas em atividades que as permitem experimentar o conhecimento de forma ativa. Isso pode ser feito através de jogos, simulações e projetos práticos. O terceiro princípio, a aprendizagem é mais significativa quando está relacionada à vida real, significa que as pessoas aprendem melhor quando o conhecimento adquirido tem relevância para suas vidas. Isso pode ser conseguido através de atividades que envolvam problemas reais e desafios que os alunos possam enfrentar no mundo real. Em resumo, o construcionismo de Seymour Papert é uma teoria educacional que defende que as pessoas aprendem melhor quando constroem seu próprio conhecimento através de sua própria experiência. A teoria se baseia em três princípios fundamentais: a aprendizagem é uma construção ativa, o conhecimento é construído através da ação e a aprendizagem é mais significativa quando está relacionada à vida real. Isso é conseguido através de atividades práticas e projetos interdisciplinares, onde os alunos podem aplicar o conhecimento adquirido em diferentes disciplinas para resolver problemas.



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page